Projeto Chapeuzinho vermelho


Projeto CHAPEUZINHO VERMELHO
               

JUSTIFICATIVA
O trabalho com os contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos ,com os contos de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura. Além de valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.



OBJETIVO GERAL
             Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa; 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Explorar a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver a leitura, interpretação e produção de texto;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Desenvolver a expressão oral e corporal, a coordenação motora;
  • Desenvolver a percepção auditiva e visual;

DESENVOLVIMENTO
Apresentação da história com fantoches;
Interpretação oral história  
Atividades orais e/ou escritas tais como:
  • Escrita de palavras com letras móvel
·        Caça-personagens
  • Seqüência com tarjas (música)
  • Reescrita coletiva do texto
  • Confecção de um livrinho

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.


Aula1
        Irei apresentar o livro: capa, título, ilustrações.Contar a história do Chapeuzinho 
Vermelho usando o recurso de fantoches;
         Interpretação oral: As crianças deveram comentar a história, recontarem, 
identificar oralmente os personagens, o tempo, o espaço que   aconteceu.
            Pedir para dramatizarem a mesma com os fantoches (em grupos

  Atividades escritas:
      Escrever um texto coletivo com outro final para história. 
       Fazer uma desenho da história que será colocado no varal.
      Atividades em xérox(ver anexos)

Aula2

Confecção do livrinho, onde deverão completar comas palavras que faltam e
 ilustrar a página
  • Será realiza  a capa e duas páginas,(ver anexo)
  • Atividades de matemática.
  • Resolver as histórias matemáticas:
 1) A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou 
5 espigas de milho e outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quanta
espiga usaria? Desenhar as espigas de milho.

2) Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de
 uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$ 2,00. Se ela fizesse 
o dobro de  brigadeiro, quanto gastaria?

3) Se eu trouxesse 25 brigadeiros para distribuir entre os alunos, quantos 
brigadeiros cada aluno iria receber? (Desenhar o número de alunos e os doces. 
Depois ligar um ao outro).

Aula3

  • Continuação do livrinho completar  três paginas
  • Atividade em xérox( ver anexo)
  • Aula de informática Jogos de alfabetização
Caça palavras
Cruzadinhas
Completar as palavras
Aula4
       Interpretação:
            Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de transporte para visitar sua avó? 
(Oralmente) 
     Quando você vai visitar sua avó, qual o meio de transporte que você usa? 
desenhe os meios de transporte que você conhece: Terrestre Aquático Aére
     Atividades escritas:
       Listar no quadro  o nomes dos meios de transporte  e exemplos para cada um.
Cartaz Coletivo:     
          Em um papel pardo grande desenhar três círculos, em cada
 um colocar o Transporte Terrestre, Transporte aquático e Transporte aéreo.
 desafiar as crianças a recortarem de revistas, panfletos, exemplos de cada um 
 e   colarem no cartaz.
      Continuação do livrinho completar três páginas


Aula 5
·        Terminar o livrinho, revisar  ortografia das palavras ( irei escrever todos 
as palavras que faltavam, no quadro para eles corrigirem o seu livrinho. 
Após a revisão os mesmos serão grampeados).
·        Interpretação Oral
Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho Vermelho? 
       Em qual zona você mora? 
  • Atividade de localização:
Folha xerocada ( anexo)
Aula 6
  • Incentivando a observação e atenção, jogo dos setes erros;
               Após acharemos setes erros deverão pintar o desenho.
  • Vamos cantar;
           Distribuir as folhas com a letra da música,
            Ler em voa alta para que todos acompanhem;
           Cantar em ritmo das palmas.
           Completar a atividade da folha;
 Aula 7

  •  Trabalhando com as cores.
Apresentar cartões com cores diferente(vermelho,amarelo,azul,verde,marrom, rosa,laranja,preta, roxo), pedir que identifiquem oralmente cada uma.
   Atividade escrita(ver anexo)
  • Brincadeiras no pátio   
             Seu lobo
              Escolhe-se uma criança para ser o lobo que devera se esconder perto. 
As outras crianças deverão ir até onde o lobo está escondido e então cantam: “
vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem, seu lobo está? Então o
 lobo responder: estou tomando banho”. As crianças dão outra volta cantando
 novamente até chegar perto da casa: vamos passear na floresta enquanto seu
 lobo não vem, seu lobo está? O lobo responde outra coisa: estou botando meu
 sapato e assim por diante cada vez o lobo dirá algo diferente que está fazendo, 
até quando estiver pronto. O lobo então sai sem falar nada atrás das crianças. 
A que ele conseguir agarrar será o próximo lobo.  

Aula 8

  • Atividades de matemática;
Folha xerocada( anexo)
Cálculos de adição com material concreto ( tampas), no caderno
·        Aula de informática Jogos do Chapeuzinho Vermelho (site..........)

Aula 9

Atividades no pátio:



As crianças ficam em roda e uma delas será o caçador que deverá ficar com os olhos vendados. Todos os outros cantam:

          “Senhor caçador,
           preste bem atenção!
           Não vá se enganar,
           Quando o galo cantar!
           Canta, galo!”
Uma das crianças imita a voz do galo e o caçador deverá adivinhar quem é. 
Se não descobrir pagará uma prenda que o galo dirá qual é.


                               Pega-Pega Diferente:
Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. 
Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega
 deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais 
pessoas que não foram pegas.
 Assistir o DVD Chapeuzinho Vermelho.

  • Aula 10
  • Interpretação;
.         Quais as diferenças da história que a professora contou para o   filme?(oralmente)
      Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
  • Reescrita coletiva do texto com base na duas versões da história.
      
    FOTOS DAS ATIVIDADES
                               DRAMATIZAÇÃO COM FANTOCHES






                                       
                                     CONFECÇÃO DO LIVRINHO



                                 BRINCADEIRAS; ETÁ PRONTO SEU LOBO....
                                        CAÇADOR



    As páginas do livrinho são coladas no avental da Chapeuzinho:







9 comentários:

  1. Ótima sequencia de atividades vou trabalhar com minha turma, parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela atividades desenvolvidas nesse projeto. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Parabéns! Irei trabalhar com meus alunos@

    ResponderExcluir
  4. Amei seu projeto é estou tendo oportunidade de aprender um pouco mais. Parabéns pela organização e competência.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom me ajudou p/ eu trabalhar o dia do livro infantil com minhas crianças

    ResponderExcluir
  6. Pode ser aplicada no 1 ano do ensino fundamental?

    ResponderExcluir
  7. Adorei me ajudou vasbasta a desenvolver meu plano de aula! Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Obg me ajudou bastante pra montar meu projeto.

    ResponderExcluir